Estivemos em Montevideo por 5 dias em junho de 2023. Eu e meu marido já conhecíamos a cidade, estivemos por lá em 2018, mas para as crianças, foi a primeira vez. Essa viagem tem uma característica diferente pois fomos visitar minha irmã que está morando lá a 2 anos e meio. Os primos queriam mostrar as coisas que gostam de fazer por lá. Como escorregar na grama, soltar pipa na praia, andar de bicicleta da rambla (calçadão) e os parquinhos da cidade.
O roteiro neste caso, privilegiou programas que incluíssem as crianças e novidade para nós! Fomos a vinícolas que ainda não tínhamos conhecido, a Narbona em Punta del Este a a H Stangnari próxima a Montevideo. Na outra viagem estivemos em Colônia da Sacramento e Punta del Este. Como Colônia fica mais longe e tínhamos pouco tempo decidimos por voltar a Punta del Este mesmo fora de temporada. Lá a temporada é no verão, o balneário é super badalado e lota na temporada para curtir as praias durante as férias. Já no inverno, que é bem frio, a cidade fica vazia e muita coisa fechada.
Optamos por alugar um carro, adoramos ter essa liberdade e alugamos em quase todas as nossas viagens. Mas isso é muito particular, muitas pessoas não se sentem seguras em dirigir ou ficam muito tensas, ai vale contratar passeios e usar o transporte público ou taxis e uber. Em termos de valor creio que no caso do Uruguai seja bem parecido, já que o aluguel de carro não é tão barato quanto em outros países.
A capital Uruguaia, Montevideo, apesar de ser a maior cidade do país em termos de número de habitantes e tamanho, é na maior parte do tempo tranquila, com pouco trânsito, e segura. Muitas pessoas correndo e pedalando pelas ramblas e parques, uma atmosfera de tranquilidade em meio a uma capital!
Roteiro dia 1 Montevideo:
- Passeio pela Rambla próxima de onde ficamos
- Plaza de la Armada
- Playa Verde
- Almoço no La Perdiz em Punta Carretas
- Ciudad Vieja (Plaza de la Republica, Puerta de la Ciudadela, Sarandi rua de pedestres)
- Museo Torres Garcia
- Visita guiado ao Teatro Solis
- Café Bacacay
- Parque Rodó
- Arocena Market para jantar
Roteiro dia 2 Montevideo x Punta del Este:
- Cerro Pan de Azucar – Reserva Biológica com alguns animais – Piriápolis
- Restaurante Espinada – Novidade de Vinícola Bouza em Punta del Este
- Almoço na Vinícola Narbona em La Barra
- La gruta em Punta Ballena
- Por do Sol em Punta Ballena – onde está a Casapueblo (como já conhecíamos optamos por não entrar desta vez)
- Hospedagem e jantar na Estancia CH (Optamos por fazer Parrilla no chalé, já que oferecem o espaço e a cozinha completa)
Roteiro dia 3 Punta del Este:
- Manhã no Hotel Estancia CH
- Monumento La Mano – Playa Brava Punta del Este
- Farol de Punta del Este com parada algum minutos no parquinho que fica logo atrás
- Porto de Punta del Este para ver os Lobos Marinhos
- Almoço no Porto no Fast Food Artico
- Sorvete de sobremesa logo ao lado na Gelateria Il Porto
- Lapataia – Fazendinha
Roteiro dia 4 Montevideo:
- Letras Montevideo em Pocitos
- Parquinho do Museo Naval
- Letreiro Montevideo Cerro
- Fortaleza General Artigas ou Fortaleza do Cerro
- Vinicola H Stangnari
Roteiro dia 5 Montevideo:
- Manhã na Praia soltando pipa e andando de bicicleta pela Rambla
- Almoço com vista espetacular da cidade no Almar
- Devolução do carro
- Aeroporto
Escolha das Vinícolas
Existem muitas excelentes vinícolas para conhecer no Uruguai, porém como estávamos com 4 crianças entre 4 a 11 anos, precisávamos de locais com ambiente diríamos family friend, com menu infantil e espaço mais descontraído para as crianças brincarem e se divertirem as escolhas foram certeiras.
A Narbona Punta del Este é linda, e tem bastante espaço próximo as mesas para as crianças correrem e brincarem. O menu Kids é ótimo, já inclui a refeição, suco e sobremesa.
O restaurante é impecável, cozinha aberta.
A loja é lindíssima e além dos vinhos e doce de leite, oferece também queijos, doces de compota, azeites e azeitonas temperadas.
A H Stagnari, também possui menu kids e tem um labirinto de vinhedos, diversão garantida por horas correndo e tentando encontrar a saída. Restaurante lindíssimo, com um varanda com vista, ótima comida e vinhos de excelente qualidade. Importante sempre fazer reserva antecipadamente.
Se tiver mais tempo vale a visita na Bodega Bouza, estivemos nela em outa viagem, assim como na Bodega Garzon e na Familia Deicas, entre outras.
Centro Histórico de Montevideo – Ciudad Vieja
Plaza Independencia onde esta a estátua equestre em homenagem ao General Artigas, que foi um herói uruguaio lutando pela independência da Espanha. Em volta desta praça estão edifícios como o Palácio do Governo, o Palácio Salvo que abriga o Museu do Tango.
Logo a frente esta a Puerta de la Ciudadela, o que sobrou de uma muralha feita pelos espanhóis para proteger a entrada da cidade. Por ela se chega até a Rua Sarandi, rua de pedestres com bastante comércio onde esta também o Museu Torres Garcia.
Ali bem próximo esta o Teatro Solis, inaugurado em 1856, e reformado recentemente oferece uma visita guiada bastante interessante para conhecer o espaço e conhecer um pouco de sua história e alterações feitas ao longo dos anos. Vale conferir a programação e até mesmo assistir a um espetáculo por lá.
Parque Rodo
Cerro Pan de Azucar – Piriápolis
É o terceiro maior morro do Uruguai com 423m. no alto tem uma Cruz e uma vista panorâmica. Na base esta uma reserva biológica com entrada gratuita que na verdade é um mini zoológico com muitas espécies como capivaras, jacarés, coatis, raposas, corujas, aves, serpentes, onça pintada e até puma. Tudo bem cuidado e sinalizado. Além disso há um grande parquinho e um mirante no fim da trilha.
Para quem se deslocar de Montevideo a Punta del Este para no Cerro pode garantir uma manhã bem legal em família.
Fortaleza General Artigas ou Fortaleza do Cerro
Fica mais afastado do centro passando por bairros mais simples e afastados de Montevideo. A Fortaleza além de uma vista incrível de toda a cidade e do letreiro de MONTEVIDEO abriga também um museu militar contanto um pouco da história militar uruguaia.
Essa é uma atração difícil de combinar com outros passeios já que está meio fora de mão, mas em dias bonitos a vista compensa o deslocamento. Vale notar que não há locais próximos para almoço ou lanche já que esta em um bairro residencial e nada turístico.
Estancia CH
Este foi o hotel que escolhemos para ficar em Punta del Este. Bem fora do circuito tradicional ele está mais afastado em Punta Ballena a uns 10 min da Casapueblo.
São algumas cabanas em meio a mata super bem equipadas com cozinha completa parrilla na varanda, lareira, ar condicionado e um conceito de sustentabilidade refletido tanto na construção das cabanas quanto na decoração dos espaços.
Uma horta orgânica em que se pode colher e levar ao bangalô para cozinhar comida de verdade. Um ônibus antigo convertido em salão de jogos. Um parquinho com mini arvorismo para crianças, bicicletas disponíveis para explorar todo espaço, em algumas épocas do ano programações como cinema ao ar livre e shows dão ainda mais vida ao local. Uma grata surpresa!
Lapataia
Lapataia é uma marca conhecida no Uruguai de doce de leite, alfajor, e outras delícias derivadas do doce. Eles mantém uma fazenda aberta ao público próximo a Punta del Este. É uma excelente programação com crianças. Recomendo a parte da tarde pois é quando acontece o momento da ordenha e também a hora de amamentar os bezerrinhos e as cabras. Além disso é possível fazer passeio de trator, andar de pônei e claro saborear e comprar os doces. Tem um café com um lojinha onde é possível comer algumas delícias feitas com o doce de leite produzido por ali e levar algumas delicias pra casa.
Las Grutas em Punta Ballena + Casapueblo + Por do Sol em Punta Ballena
Se estiver de carro por Punta del Este sua tarde está garantida com este trio. Comece indo até Las Grutas, o local tem um estacionamento gratuito, e basta ir até a praia e caminhar para sua direta. O lugar já foi como uma boate no passado com bar dentro da gruta e até uma piscina construída sobre as rochas a beira mar. Hoje desativado é apenas um local com lindas formações rochosas e grutas, que atraem apaixonados por natureza e alpinistas.
Depois desta visita subindo esta a Caspueblo, trata-se de uma construção na beira da encosta, feita por Carlos Páez Vilaró, um artista uruguaio. Hoje a casa é um grande museu que abriga as obrar do artista e sua história.
Após a visita se já estiver próximo ao por do sol basta se posicionar para assistir ao espetáculo da natureza. Este é o local com um dos mais belos por do sol da vida. Acreditem!
Dicas de Restaurantes em Montevideo e Arredores:
Para Parrilla
-
- La Barra 1114
- La Pulperia – no Bairro Punta Carretas
- El Puesto
Restaurantes:
- Umani Japonês muito bom.
- Manzanar comida para sair do óbvio: parrila com batata.
- Tartaruga em Punta Colorada
- Burdeos em El Pinar, pertinho de MVD é bem legal (na beira do rio e das duna).
- Hugo Soca em Punta Carretas
- Bar Arocena para comer um tradicional Chivito.
- Almar em Punta Gorda bem na Plaza de la Armada – Vista maravilhosa para a cidade.
- La Perdiz – Punta Carretas
Mercados de Montevideo: Ferrando, Williman, Imigrante e Arocena.
Para tomar um café :
- Confiteria Carrera, tem em vários shoppings.
- Camomila Confeitaria divina com doces lindos e deliciosos
Padarias gostosa:
- Nueva Malvin (tem pãezinhos doces tradicionais com recheio de mebrillo, e os scones de queso),
- La Resistence (só pão)
Na Ciudad Vieja tem excelentes restaurante como:
- Jacinto
- Estrecho
- El Mercat
Informações importantes sobre restaurantes no Uruguai.
Primeiro, fazer reserva antecipadamente é uma regra por lá. Praticamente todos os restaurantes disponibilizam contato de whatsapp para reservas e minha recomendação é de fazer sempre reservas para garantir lugar e não se deslocar até o restaurante desnecessariamente.
Outra questão que chama a atenção é que muitos restaurante tem placas informando desconto para pagamento em cartão de crédito, alguns Santander, outros Itaú, vale notar que é um desconto para cartões emitidos no Uruguai. Não se aplica a cartões destes bancos emitidos fora. Como os descontos anunciados são enormes de 15% a 20%, dá uma raivinha, rsrsrs
Mas, nos restaurantes por lá temos a isenção do IVA se a conta for paga em cartão. O IVA normalmente é de 22% porém até outubro de 2023 o valor será de 9%. Provavelmente após esta data volte aos 22% já que a intenção da medida é estimular o turismo estrangeiro no país.
Ao pagar restaurantes valor do IVA será abatido ou estornado posteriormente no seu cartão a depender da bandeira. Para fugir do IOF prefira usar cartão de contas internacionais ao seu cartão de crédito de bancos brasileiros.
Planejando sua viagem para o Uruguai? Que tal montar um roteiro personalizado para essa viagem?
Tenho certeza que vai curtir ainda mais as cidades Uruguaias e conhecer lugares incríveis.